terça-feira, 21 de junho de 2011

O evangelista Dwight L. Moody apresentou certa vez a seguinte ilustração sobre a fé: uma menina, acometida de doneça contagiosa, foi colocada em um quarto isolado. Seu avô todos os dias, antes de sai para trabalhar, ia despedir-se dela. Numa das manhãs, ela formou com seus brinquedos a seguinte frase: “Vovô, eu queria uma caixa de pintura”. O avô leu aquilo, despediu-se da neta, mas nada disse sobre dar-lhe o presente. A neta dormia; porém, qual não foi a surpresa, ao encontrar outra frase da menina: “ Vovô, obrigada pelo presente”. Isso é fé.
Assim como ocorreu com a menina, a base para a fé não é a intensidade de nosso pedido, mas o fato de o pedido encontrar resposta na oração de Deus. Se o que pedimos toca o coração do Senhor, se o que pedimos é de acordo com a Sua vontade, podemos agradecer-Lhe mesmo antes de receber o que pedimos.

(Texto extraído da coleção Em Tudo uma Lição, livro Base da Vitória)

A Parte Boa da Alma

 Vale a pena ler!
Certa vez, um irmão que foi convidado para dar uma palavra a certa igreja perguntou de maneira direta à audiência que ouvia confortavelmente a mensagem: “Quem entre vocês bate na esposa?”. E muito rapidamente acrescentou: “Não precisa levantar a mão”. Ele guardou silêncio por um instante e esperou que todos pudessem fazer um exame. Muitos, mas muitos mesmo, que estavam naquela reunião começaram a contorcer-se na cadeira. Na seqüência, ele disparou outra pergunta. Essa não era tão forte quanto a primeira, mas era mais profunda e perturbadora: “ Quantos aqui agiram gentilmente hoje com a esposa, usando meramente a parte boa da alma?”
Depois que as duas perguntas foram feitas, ele passou a considerar com a igreja as duas situações: “Vejam, todos vocês, ficaram chocados com a primeira pergunta e, independente de baterem ou não na esposa, vocês sabem que isso é errado. O homem, até mesmo os melhores cristãos, parece estar preparado apenas para ver a parte má da vida da alma, mas está completamente descuidado com o quanto de coisas boas nós podemos fazer com a parte boa da alma.
Para Deus não interessa se o que estamos fazendo é bom ou mau; desde que a fonte seja nossa alma caída, tudo será rejeitado. Se estamos agindo de forma independente de Deus, isso já é suficiente para desagradar-lhe. Nós não podemos esquecer o que Ele próprio disse no inicio da Bíblia: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Observem que a árvore da qual Deus ordenou não comer não tem apenas o mal, mas também o bem. Deus foi categórico: “Dela não comerás”. Em outras palavras, Deus estava dizendo: Rejeitem o mal e o bem também. Não façam nada sem Mim, não façam nada fora da minha presença; se qualquer coisa for feita fora de Mim, ela será desconsiderada, até mesmo agir gentilmente com a esposa, pois não olho para as ações, mas para a fonte; não avalio se esta certo ou errado, mas se esta sendo feito de acordo com a Minha vontade”.
O que você esta fazendo tem Deus como fonte ou sua vida da alma é a fonte? A expressão vida da alma refere-se a um viver em que alma considera, movimenta-se, pensa e age de forma independente de Deus. Muitos conseguem discernir que o mal desagrada ao Senhor, mas poucos são aqueles que conseguem discernir que mesmo as melhores ações sem ação do espírito não agradam a Deus e de nada valem. E o pior é que muitos cristãos estão definindo espiritualidade e santidade por esse critério. Como satanás tem nos enganado (Matheus 16:22-23)
Sejamos sinceros, como nós estamos levando a nossa vida cristã? Estamos simplesmente tentando evitar o mal e procurando a todo custo ser uma boa pessoa ou temos buscado a presença do Senhor em cada situação para que Ele mesmo dizer que temos de fazer? Se praticar o bem fosse suficiente, os discípulos de Confúcio estariam numa situação muito melhor do que a maioria dos cristãos.
A ação de satanás na vida de incrédulos é cegá-los quanto ao pecado e quanto a eficácia e beneficio do evangelho (2 Coríntios 4:3-4). A ação de satanás na vida dos cristãos é não deixá-los ver que precisam depender do espírito em suas atitudes, e que o bom comportamento, qualquer que seja ele, se é feito fora da comunhão do Senhor e, por conseguinte, fora da Sua presença, tem a fonte errada e desagrada a Deus, tanto quanto qualquer mau comportamento (Gênesis 4:5; 1 João 3:12; Matheus 16:22-23).
 (texto extraído do jornal árvore da vida.)

O Homem Tripartido

 "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1Ts 5:23)
De acordo com esse versículo percebemos que o homem é composto por três partes corpo, alma e espírito, portanto podem ser divididos dessa forma:
Espírito: Ponto de contato com Deus. É através do meu espírito que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos ter contado com Deus no espírito. ( Ef 2:22 Jo 4:24 ) 
Alma: É tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo. A alma pode ser dividade em:
-Mente: Sede da alma, intelecto, pensamentos, raciocínios, memória.
-Vontade: Instrumento para tomar decisões. Poder para escolher.
-Emoções: Instrumento para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc. 
Corpo: Minha forma visível. Com ele me relaciono com o mundo exterior




segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chame a Deus

Se você não sabe para onde seguir,
Se você percebe que não quer mais fingir,

Se tua vida anda para um abismo sem fim,
Se teus olhos choram e não querem este fim,

Levante a cabeça
E não olhes para traz
chame a Deus,

Chame a Deus
Que tua vida logo mudará
Ele cura a ferida
Te libertará 
A verdade e a vida Ele quer te dar


Chame a Deus,
Que o tempo passa e não volta mais
Sua chance sua vida pode se acabar


                                                                             Chame a Deus!
(hino adaptado de catedral, Chame a Deus)

domingo, 12 de junho de 2011

Não há lugar para outros

Certa vez perguntaram a um menino:
- Quantos deuses existem?
Ele prontamente respondeu:
- Só existe um Deus, o verdadeiro Deus.
- Como você sabe que só existe um?
- É porque não há lugar para outros. A bíblia diz que Deus enche o céu, a terra e todas as coisas.
Essa é uma verdade simples e prática da revelação da Bíblia. Deus não somente é único, como Ele enche todas as coisas. Sendo assim, não seria Ele capaz de encher seu vazio interior, dando sentido à sua vida? Não seria Ele capaz de encher sua mente, eliminando dela pensamentos negativos? Não seria capaz de encher seu coração, tirando toda a amargura, frustração, insatisfação e temor?
Sim, Ele pode. E quer. Experimente.

(Texto extraído da coleção Em Tudo uma Lição, livro Base da Vitória)

sábado, 11 de junho de 2011

O botão certo



Grandes cientistas, autoridades, imprensa e curiosos estavam ansiosos. Naquela noite seria colocado em funcionamento o maior e mais rápido supercomputador do mundo. O ambiente era de muita expectativa. Após muitos discursos, muitas fotografias, muitas explicações técnicas, o grande momento é chegado: o computador seria ligado. O presidente da empresa que o construiu aproxima-se da máquina, com um sorriso de orgulho, olha para a platéia, aperta um botão e... nada acontece! Nervoso, aciona o botão várias e várias vezes com o mesmo resultado. Um misto de zombaria, frustração e espanto toma conta dos que assistiam. Então, calmamente, o autor do projeto aproxima-se do homem e lhe diz ao ouvido: “O Senhor está apertando o botão errado!”

O homem foi feito para relacionar-se com Deus. Muitas pessoas, no entanto, têm sido frustradas nesta busca por Deus por estarem acionando o “Butão errado” Religião, boa moral, cultura ou rituais não nos colocam em contato com Deus. Precisamos “apertar o botão certo”!
Fomos criados com um espírito dentro de nós, e o Senhor quer que O adoremos em espírito e em verdade (João 4:24). Somente no espírito é possível ter comunhão com Deus, desfrutar Sua pessoa conhecê-Lo profundamente e conhecer Sua vontade e propósito. Nosso espírito é capaz de nos colocar em funcionamento para o propósito para o qual fomos feitos: ter comunhão com Deus e expressa-Lo!
“Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro nele” (Zacarias 12:1)


(Texto extraído da coleção Em Tudo uma Lição, livro Base da Vitória)

“Deles jamais me lembrarei...”

O casal estava brigando mais uma vez. No meio da discussão, o marido diz à esposa:
- Eu já te perdoei quatro vezes por isso, mas agora foi demais!
Será que isso é perdão? Perdoar significa esquecer, tratar algo como se nunca tivesse acontecido. Se o marido tivesse realmente perdoado a esposa, para ele aquela seria a primeira vez que estariam discutindo.
Esse é o perdão estabelecido por Deus para nós: perdoar como Cristo perdoou. Depois que nos arrependemos de algum pecado, confessemo-lo ao Senhor e pedimos Seus sangue precioso, jamais Deus se lembrará dele. Ele Será apagado de Seus registros. Nós, no entanto, costumamos guardar mágoas e ofensas que sofremos. Não conseguimos, ou muitas vezes não queremos perdoar os outros por coisas que tenham feito. Isso é perigoso, pois é uma raiz de amargura que, desenvolvendo-se, gera divisão, discórdia, pecado e morte espiritual.
Considere seu coração: há alguma coisa guardada contra alguém? Qualquer mágoa que você até mesmo alimenta por não querer perdoar? Abandone tudo isso. Lembre-se: você era tão indigno da misericórdia e amor do Senhor quanto estas pessoas a quem não perdoa. No entanto, Deus amou a ambos. Por acaso, poderíamos ser mais justos do que Deus?
(Texto extraído da coleção Em Tudo uma Lição, livro Base da Vitória)

O Deus dos impossiveis

Ao orar, tenha o cuidado, acima de tudo, de não limitar Deus, não só por incredulidade, mas por imaginar que já sabe o que Ele pode fazer. Espere coisas inesperadas, além de tudo o que pedir ou pensar. Toda vez que orar por algo, fique quieto primeiro, e adore a Deus na Sua glória. Pense no que Ele pode fazer, em como Ele tem prazer em ouvir a Cristo, pense na sua posição em Cristo e espere grandes coisas.

(Andrew Murray)

A boca


Na Turquia há um tipo de águia que se alimenta especialmente de garças-azuis, também conhecidas por grou. As garças são presas fáceis porque fazem um forte barulho, principalmente quando estão voando, semelhante ao som de galinhas passeando com pintinhos. Isso atrai as águias que, voando velozmente pegam as garças. Podemos dizer que elas morrem por causa da boca.
É curioso que os grous mais velhos não são pegos tão facilmente pelas águias. Isso porque, quando têm de voar longa distância, seguram uma pedra no bico que os impede de fazer barulho quando voam. Portanto, as garças experientes evitam a morte também por causa da boca.
Muitos cristãos sofrem e causam morte espiritual, por não cuidarem do que Sai da boca. Aprendamos com o grou experiente e tenhamos na boca somente a palavra de Cristo. Isso nos guardará da morte e salvará da morte os que nos ouvirem. 
(Texto extraído da coleção Em Tudo uma Lição, livro Base da Vitória)

domingo, 5 de junho de 2011

Por Deus como castelo




Em meio a grandes ameaças e sofrimentos Martinho Lutero escreve esse hino que nos toca profundamente. Leia-o com bastante atenção!

Castelo forte é o nosso Deus,
Espada e bom Escudo;
Com Seu poder defende os Seus
Em todo transe agudo:
Pois com furor tenaz
Nos tenta Satanás,
Com ânimo cruel, Astuto e mui rebel;
Igual não há na terra.

A força do homem nada faz;
Sozinho está perdido.
Mas nosso Deus socorro traz
Em Seu filho escolhido:
Sabeis quem é? Jesus,
O que morreu na cruz,
E sendo o próprio Deus,
Triunfa na batalha.
(Martinho Lutero, letra incompleta.)

sábado, 4 de junho de 2011

Por que necessitamos invocar o nome do Senhor?

Por que necessitamos invocar o nome do Senhor? Para sermos salvos (Romanos 10:13). O salmo 116 diz que podemos participar da salvação do Senhor invocando-O: “Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor” (v. 13). No referido salmo, menciona-se quatro vezes o invocar (vs. 2, 4, 13, 17). Em Isaías lemos que a maneira de tirar água das fontes da salvação é invocando o nome do Senhor (12:2-4).
Se você nunca invocou o nome do Senhor Jesus nem sequer clamou diante Dele, é possível que você ainda não O tenha desfrutado de uma maneira rica e plena. “Invocai seu nome... Clamai e gritai...” (Isaías 12:4, 6). Tente clamar diante Dele. Se você nunca clamou o que o Senhor é para você, tente fazer isto. Milhares de cristãos têm sido libertos e enriquecidos invocando o nome do Senhor.
Outra razão para invocar o nome do Senhor é libertar-se da angústia (Salmos 18:6, 118:5), de problemas (Salmos 50:15; 81:7; 86:7), de tristeza e dor (Salmos 116:3-4). As pessoas que argumentam contra o invocar o nome do Senhor sem dúvidas já se acharam invocando-O quando estiverem sujeitas a certo problema ou doença. Quando nossa vida está livre de tribulações, podemos até argumentar contra o invocar. Entretanto, quando surge algum perigo ou uma dificuldade inesperada, ninguém precisa dizer-nos para invocá-Lo, porque o fazemos espontaneamente.
Além disso, participamos da abundante misericórdia do Senhor invocando Seu nome. Quanto mais O invocamos, mais desfrutamos Sua misericórdia (Salmos 86:5).
Pode-se dizer que receber o Espírito é mais uma razão para invocar o nome do Senhor (Atos 2:17ª, 21). A melhor e também a mais prática maneira de sermos preenchidos pelo Espírito Santo é invoca-Lo. O Espírito já foi derramado, portanto podemos recebê-Lo simplesmente invocando o Senhor.
Isaías 55:1 diz: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. Qual é a maneira de comermos e bebermos o Senhor? Isaías nos mostra no versículo 6 do mesmo capítulo: “Buscai o Senhor enquanto de pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Assim a maneira de comermos o alimento espiritual para nossa satisfação é buscar o Senhor e invocar Seu nome.
Romanos 10:12 diz que o Senhor é rico para com todos os que O invocam. Desfrutamos as riquezas do Senhor invocando-O. O Senhor não é apenas rico, mas também está perto e disponível, pois Ele é o Espírito que dá vida (1 Coríntios 15:45). Como o Espírito, Ele é onipresente. Podemos invocar Seu nome quando e onde quisermos. Quando O Invocamos, Ele vem até nós e desfrutamos Suas riquezas.
Primeira Coríntios é um livro sobre desfrutar Cristo. No capítulo 12, Paulo nos diz como fazer isso: invocando Seu nome (1:2; 12:3). Toda vez que invocamos : “Senhor Jesus!”, bebemos Dele, o Espírito que dá vida (12:13). O que está esperando? Invoque o Senhor agora mesmo e receba todos esses benefícios! É de graça! Ó Senhor Jesus!
(Texto extraído do Jornal Árvore da Vida 222)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jovens que faz diferença.

Recebemos alguns relatos de experiências vividas pelos jovens da igreja em Contagem, e queremos mostrar pra que vocês percebam e sintam-se encorajados com tal atitude e iniciativa de jovens vencedores, que fazem a vontade do Senhor, pregando o evangelho do reino.  E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. Mt 24:14.


‘No dia 14/05/2011, os jovens da igreja em Contagem saíram para pregar o evangelho do reino em uma praça e contaram com a presença de 20 jovens, que se prepararam melhor para a pregação do evangelho do reino. Fizeram uma enorme faixa  para apresentar às pessoas em seus carros que paravam no semáforo. Nessa faixa, havia uma seta indicando: "Um Lugar de Oração" na praça. Também, fizeram pequenas faixas com outros jovens na praça indicando que eles eram "Um Lugar de Oração". Graças ao Senhor, foram contatadas 17 pessoas para oração em suas casas com 3 estudos bíblicos abertos.
Na 3ª saída coletiva dos jovens da igreja em Contagem, eles conseguiram o alvará da Prefeitura para colocar uma tenda com mesas, cadeiras e banners com livros na praça, para ali fazer um ambiente Bookafé¹ com oração, livraria e café. Também tinham como objetivo promover o Bookafé do local de reuniões.
Que o Senhor leve muitas igrejas a praticar esse encargo, que é de Deus!
Jesus é o Senhor!

Bookafé¹: “book” livro em inglês + fé. O Bookafé é parte do Projeto Vida para Todos e tendo o LIVRO como principal instrumento, nosso objetivo é levar a vida de Deus para todas as pessoas. Assim cheios da vida de Deus trazer o Senhor de volta. Book à fé é a palavra que produz a fé.
(Esse testemunho foi gentilmente enviado pelo irmão Reinaldo Silva)