domingo, 21 de agosto de 2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tiradentes, Jesus Cristo e o que não Está na Bíblia

 


         Joaquim José da Silva Xavier entrou para a história do Brasil com a alcunha de Tiradentes. Ele participou da Inconfidência Mineira, movimento que queria que o Brasil fosse independente de Portugual. Uma de suas profissões foi dentista, que lhe valeu a alcunha, mas quando foi enforcado por traição, era militar.
         Há um fato muito curioso a respeito dele. Em qulaquer livro escolar, vê-se a figura de Tiradentes como sendo um homem forte, de traços bonitos, com longo cabelo e barba. Isso não corresponde á verdade, pois, segundo relatos da época, ele era alto, magro e muito feio. Além disso, por ser militar, o máximo que podia usar era um pequeno bigode, e por ser um prisioneiro, era obrigado a barbear-se. Tiradentes morreu com a barba feita e cabelo rapado.
         Então, por que essa imagem foi popularizada? Isso foi feito para que Tiradentes fosse indentificado com a imagem de Jesus Cristo, que normalmente se conhece: um homem de traços finos, delicados, com olhar cândido e penetrante, de longos cabelos e longa barba. Essa descrição de Jesus não é encontrada em nenhuma linha da Bíblia; pelo contrário, é dito que Ele não tinha beleza alguma(Is 53:2). A Bíblia não fala de cabelos compridos nem de olhar suave, mas menciona olhos como chamas de fogo (Ap 1:14).
         Se nenhuma descrição física de Jesus foi registrada na Bíblia é porque isso não é necessário á fé, não é necessário ao nosso relacionamento com o Senhor. Deus em Cristo é o Espírito (2 Co 3:17; 1 Co 15:45), e devemos adorá-Lo em nosso espírito (Jo 4:24), onde Ele habita (2 Tm 4:22). Não precisamos de imagens ou figuras, mas precisamos conhecer a Cristo em nosso espírito, unir-nos a Ele em nosso espírito (1 Co 6:17), servi-Lo no espírito (Rm 1:9) e viver e andar no espírito (Gl 5:16, 25). Precisamos relacionar-nos com o Deus vivo! (Hb 9:14).